3 Tipos de Receitas Fáceis Para Preparar um Delicioso Arroz Doce, Tradicional, Vegano e Sem Lactose

Arroz Doce Fácil E Cremoso

Arroz com leiteO Arroz Doce é uma das sobremesas mais clássicas e básicas que existem. Precisamente por causa da sua fama e sua antiguidade, ao longo do tempo vêm saindo cada vez mais variações, tanto nos ingredientes quanto no método de preparação. O melhor de tudo são seus ingredientes, muito básicos e quase sempre em sua despensa. Isso torna precisamente uma receita muito popular. 

Esta sobremesa não é apenas popular aqui no Brasil, também é popular em alguns países da América do Sul e até mesmo de Portugal. Esta receita originou-se na época, como muitos outros, para aproveitar os ingredientes restantes nas despensas . Antes do açúcar aparecer nas nossas vidas, o pudim de arroz era originalmente doce com mel.

Hoje eu vou mostrar-lhe como você pode fazer um arroz muito cremoso e saboroso  com leite da maneira mais tradicional. Leva tempo para cozinhar, sim, mas qualquer um poderia prepará-lo

Mesmo assim, se você precisar saber quais outras formas diferentes você pode fazer essa receita, abaixo também vou mostrar uma variação de arroz doce um pouco mais saudável e outro vegano. 

RECEITA FÁCIL PARA PREPARAR UM DELICIOSO  ARROZ DOCE

INGREDIENTES PARA ARROZ DOCE

Arroz com ingredientes do leite

  • 1 L de leite integral
  • 170 gr de arroz branco
  • 1 lata de creme de leite
  • 150 gr de açúcar
  • 100 gr de manteiga
  • 1 canela
  • Casca de limão e laranja
  • Canela em pó para decorar (opcional)

Separador

❗Olho! Cada vez que você adiciona uma casca de limão e laranja, certifique-se de remover a parte branca do interior bem . Se você não o remover, isso trará um sabor amargo que você não vai querer pelo seu arroz

 

PREPARAÇÃO TRADICIONAL DE ARROZ DOCE

Preparação de arroz com leite

Você pode tomar arroz doce quente ou frio. Se você não vai consumir todo o arroz doce que esta receita lhe dá, você pode manter as porções que sobraram na geladeira .

Eu asseguro-lhe que a cremosidade desta receita de arroz doce o deixará sem palavras. Você não pode parar de prepará-lo !

Passos A Seguir

  • Primeiro, infunde o leite . Para fazer isso, leve a ferver com uma panela e despeje tanto a canela e as cascas de limão e laranja para dentro. Além disso, coloque todo o creme de leite . Deixe em fogo baixo e médio até ferver . Mexa a mistura de vez em quando para evitar que ele agarre o fundo da panela.
  • Enquanto espera que a mistura comece a ferver, lave o arroz e separe-o.
  • Quando já estiver fervendo, adicione o arroz ao leite infundido juntamente com o pedaço de manteiga . Agora deixe tudo ferver. O cozimento a frio é importante, pois fará com que seu arroz doce fique mais apurado.
  • Deixe a mistura cozinhar novamente durante cerca de 40 minutos (aprox.) E mexa com uma colher de pau para evitar colar na panela.
  • Quando você vê que há apenas alguns minutos até o arroz doce estar pronto, adicione todo o açúcar à mistura e misture bem.
  • Agora você deve deixar a mistura mais alguns minutos e verificar se o arroz está pronto. Quando estiver, retire a panela do calor e remova com a colher as cascas de limão e laranja e a canela.
  • Escolha os recipientes onde você decidiu apresentar seu arroz doce e distribua igualmente. Deixe-o temperar e polvilhe um pouco de canela no topo (opcional).

 

APRESENTAÇÃO DO SEU ARROZ DOCE

Apresentação arroz com leite

A maneira mais tradicional de apresentar arroz doce é geralmente em um pequeno recipiente de louça. No entanto, você pode optar por dar um toque mais divertido ao servi-lo em copos de vidro que têm algum tipo de ornamento. Outra opção seria colocar com algum molde para que seja bem uniforme e atraente no prato.

Quanto à  cobertura do seu arroz com leite, você pode escolher várias opções diferentes. Eu geralmente escolho resgatar aquele ramo de cascas de canela, laranja e limão que eu costumava infundir o leite e colocá-los de forma atraente. Eu acho que esta é uma boa maneira de lembrar os sabores que o nosso arroz com leite terá.

Arroz de açúcar caramelizado com leitePor outro lado, a canela polvilhada no topo, do meu ponto de vista, não pode perder. Mesmo assim, isso não é obrigatório, pois, no final do dia, o leite já pegou o sabor da canela graças a rama.

Se você quiser ir um pouco mais longe, tente acompanhar o arroz com leite com frutas . Estou impressionado com a combinação de arroz banana, pera ou manga. Essas frutas não só darão um toque extra de sabor, mas também podem ser usadas para decorar quando você as coloca no prato. Se você quisesse, você também pode caramelizar a fruta em uma panela com açúcar e manteiga (o último opcional).

Finalmente, se você não gosta de nenhuma dessas idéias, há pessoas que optam por polvilhar um pouco de açúcar no topo e queimá-lo com um sargento (Como na foto ao lado).  Desta forma, seu Arroz Doce será como um creme catalão, com uma camada crocante de açúcar caramelizado no topo.

 

ALTERNATIVAS DELICIOSAS AO ARROZ DOCE TRADICIONAL 

É evidente que, neste caso, o leite é um dos ingredientes básicos e adiciona cremosidade à receita de arroz com pudim. No entanto, se você é intolerante à lactose, vegano ou simplesmente prefere uma versão saudável da receita, você tem alternativas igualmente deliciosas. E não só você pode fazer mudanças com o leite, mas também pode mudar o arroz para outros cereais.

 

ARROZ DOCE, MAS SEM LEITE

Arroz com leite de aveiaA bebida de leite / aveia, por exemplo, pode ser um substituto perfeito . A única coisa que você terá que fazer, nesse caso, seria igualar as quantidades de leite e creme com a quantidade de leite de aveia. É importante que você controle que o leite não se evapora completamente. Ao ter uma grande quantidade de água, é mais fácil evaporar . Se você viu que seu arroz doce se esgota de aveia, adicione pouco a pouco os olhos para se certificar de que sua sobremesa não seca e absorva o líquido bem .

Ao substituir esses ingredientes com leite de aveia, obteremos uma receita muito mais saudável com menos gordura. Além disso, o gosto é muito agradável e um pouco doce, então você não vai achar difícil de tentar. Também pense que, se você for infundir leite com canela e limão com laranja, o sabor será muito parecido com o original. 

A aveia é um cereal com uma grande fonte de vitaminas e minerais , como vitamina B1, B2, E, zinco, magnésio, cálcio e ferro. Como se isso não bastasse, isso supõe uma contribuição elevada em carboidratos de tipo complexo, fibras e aminoácidos essenciais.

E bem, eu dou o exemplo de aveia porque é talvez o mais fácil no nível de gosto. No entanto, você pode fazer o mesmo com outras lâminas vegetais, como soja, amêndoas, avelãs ou cânhamo.

 

ARROZ DOCE/ MAIS NUTRITIVO E SAUDÁVEL

Quinoa arroz com leite

Sim, o arroz é outro ingrediente chave em um pudim de arroz, eu sei. Mas … por que não tentar a quinoa ? No final do dia, eles são igualmente versáteis: a textura é muito semelhante e tem um sabor tão neutro quanto o arroz.

Além disso, as propriedades deste superalimento são notáveis ​​em comparação com as do arroz. Este é um cereal rico em proteínas, é rico em ferro, cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas, como B2, B1, C e E. 

Se você quisesse, você poderia fazer esta receita misturando grãos de arroz integral com quinoa, em partes iguais. Desta forma, você se familiarizará com a quinoa e você simplesmente adicionará um toque diferente à sua receita. Inovador, mas delicioso e muito nutritivo.

Caio César Coimbra

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *