Pudim De Pão Ou Esponja, Fácil E Ideal Para Qualquer Ocasião

Muitas pessoas não conhecem a diferença entre pudim de pão (ou pudim) e flan. Na verdade, visualmente, ambas as sobremesas são muito parecidas. E não apenas visualmente, também a textura pode se parecer com a forma como você decide prepará-la .

A maior diferença e o que coloca o pudim em uma posição melhor do que o flan – de acordo com a minha opinião – é que o pudim dá muito mais de si mesmo. Primeiro, para fazê-lo, você precisará de pão ralado, bolo de esponja, muffins e até mesmo bolachas entre seus ingredientes. Quando você não sabe o que fazer com eles, prepare este pudim. Na verdade, a receita de pudim de pão foi inventada na época para aproveitar os pães e biscoitos que já não seriam consumidos.

E não só isso. Ao contrário do flan, o pudim pode ser preparado tanto doce quanto salgado. Neste caso, vou mostrar-lhe a receita clássica para fazer um pudim para a sobremesa, mas você sabe que se você quisesse, você poderia optar pela opção salgada em outra ocasião.

RECEITA DE PUDIM DE PÃO OU BOLO DE ESPONJA CASEIRO 

  • 1 Receita de pudim de pão ou bolo de esponja caseiro
    • 1.1 Ingredientes para pudim de pão
    • 1.2 Preparação de pudim de pão
    • 1.3 Outras opções para pudim de pão

Receita de pudim de pão

INGREDIENTES PARA PUDIM DE PÃO

  • Metade de um pedaço de pão duro ou a mesma quantidade de bolo esponjoso ou muffins
  • 500 ml de leite (para poder estar inteiro)
  • 140 gr de açúcar
  • 3/4 xícara de açúcar (para doces)
  • 4 ovos
  • 1 canela ou canela em pó
  • Limão ralado ou laranja (o que você preferir)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha (ou 10 gramas de açúcar de baunilha)

 

PREPARAÇÃO DE PUDIM DE PÃO

  • Primeiro, vamos infundir o leite. Para fazer isso,  coloque o leite no fogo baixo em uma panela. Em seguida, adicione um pouco do açúcar, da canela e do limão ralado ou laranja dentro do leite.  Tenha cuidado ao ralar o limão ou a laranja, observe que não há parte branca dentro, pois amargará o gosto . Quando você vê que começa a ferver, remova rapidamente a panela do fogo e salve-a.
  • Então, vá preparar o doce. Para fazer isso, coloque esses 3/4 xícaras de açúcar na forma onde você quer seu pudim e coloque no banho Maria. Desta forma, o açúcar desaparecerá gradualmente. Quando você vê que já foi desfeita, distribua-o bem em toda a forma até ele abranger completamente . Se você já tiver, remova o molde de um lado e deixe o caramelo ficar frio.
  • Agora corte o pão, o bolo de esponja ou o que quiser adicionar ao seu pudim. Quando você tiver, coloque as peças dentro da panela com o leite infundido. Deixe lá por um tempo até que ele mergulhe bem.
➡ PASSO OPCIONAL : Misture a mistura de migalhas e leite com um liquidificador. Isso fará seu pudim com uma textura mais cremosa e mais fina, como flan. Se você não fizer isso, nada acontece. Caso preferir, você pode tentar misturar levemente com uma colher para que tudo seja incorporado um pouco, mas ainda observe os pedaços de migalhas. Ao escolher não esmagá-la, os pedaços de migalhas permanecerão na base do seu pudim, em peso, e serão mais parecidos com o biscoito.
  • Em seguida, misture os ovos com a essência de açúcar e de baunilha remanescente com uma colher . Quando você se misturou, vá lentamente introduzindo a mistura que você teve com leite e migalhas.
  • Se você quiser adicionar outro ingrediente à receita, a hora é essa. Passas, nozes, pedaços de chocolate … isso é opcional, apenas se você quiser dar um toque.
  • Adicione a mistura final dentro do molde onde você preparou o caramelo antes. Aviso para colocar a mistura apenas se o caramelo esfriar quase completamente.
  • Introduza o molde com a mistura no forno previamente aquecido a 180º . Mas antes, coloque o molde em uma assadeira com cerca de 2-4 cm de profundidade e esteja cheio de água até chegar ao meio do molde. Então, você vai assar no banho-maria . Deixe o pudim no forno por cerca de 50-55min.
  • Depois de tê-lo, deixa-o temperar e apresentá-lo na geladeira para esfriar e resolver.

 

OUTRAS OPÇÕES PARA PUDIM DE PÃO

Variações de pudim de pão

Como mencionei anteriormente, você pode incorporar quase-quase o que deseja nesta receita. Eu sempre opto pela versão mais clássica, com o doce em cima ao colocá-lo no molde, mas você pode ir muito mais longe se preferir. Os ingleses (que inventaram esta receita) são muito adicionados uma colher de sorvete ao lado do pudim de pão. A bola de sorvete é geralmente baunilha ou picante, perfeita para esses feriados. Para optar por uma opção mais rápida e fácil, você pode adicionar algumas nozes picadas.

Se você não tem um forno, pode fazer esta receita no microondas ou no fogo em um banho Maria. Se você precisa microondas, você simplesmente deve apresentar a mistura em um recipiente seguro para microondas por 20 minutos 

Caio César Coimbra

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *